Saúde

Há um site em português que emite certificados falsos de vacinação

Professor de Universidade de Lisboa apanhado de surpresa: é a sua assinatura que está a ser usada.
Certificados falsos à venda.

Estão a ser comprados e vendidos testes e certificados de vacinação à Covid-19 na internet. A informação é avançada pela “SIC Notícias”, que adianta que o site que emite certificados falsos é inteiramente em português.

A página em causa apresenta-se mesmo como uma solução rápida para quem não quer fazer testes ou vacinar-se contra a Covid-19. Os testes PCR e antigénio, por exemplo, são emitidos em segundos após se preencherem os dados.

Toda a informação ali emitida à margem das regras é assinada por um professor catedrático da Universidade de Lisboa, que só terá sabido que o seu nome estava a ser usado quando foi contactado pela “SIC Notícias”. “Fiquei muito surpreendido e triste. Têm todos os meus dados (…) até a forma como nós assinamos e é a minha, sim”, revelou o virologista João Manuel Braz Gonçalves.

No site também é também possível obter certificados de vacinação falsos, sendo até possível escolher a marca. Os códigos não são legíveis pelo leitor oficial mas para que tal seja possível asseguram que basta fazer um pedido específico por e-mail.

O negócio fraudulento não envolve apenas a compra de certificados e testes falsos. Há ainda uma modalidade em que se oferece até 100€, que podem ser pagos por Paypal ou bitcoin, a vacinados que queiram vender o seu certificado oficial.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT