Inspirado em técnicas milenares de massagem oriental, o head spa surgiu no Japão há cerca de 20 anos como uma terapia para reduzir tensão muscular e stress acumulado. Através de movimentos capilares e da aplicação de pontos de pressão estratégicos na cabeça, proporciona uma sensação de relaxamento instantâneo.
A técnica tem vindo a ganhar força em Portugal nos últimos anos e recentemente, foram inaugurados espaços que promovem este estilo de head spa, como o Relaxa-te, no Montijo, ou o Amani Spa Porto, que integrou este serviço em maio. Agora há uma nova opção no centro de Lisboa, de portas abertas desde o início de setembro.
Antes de abrir um espaço dedicado exclusivamente ao head spa, Inês Viegas geria-o como cabeleireiro e centro de estética. “Há oito anos que a minha mãe era proprietária, mas, quando ficou doente, acabei por assumir a gerência”, conta à NiT.
Com formação em estética aparatologia — área que se foca na utilização de aparelhos para auxiliar em diversos tratamentos estéticos—, Inês trabalhou na área até sofrer um burnout devido à excessiva carga horária. Procurou então “formas naturais” para recuperar e revitalizar. “Encontrei o head spa e fui experimentar. Aquilo realmente ajudou-me, por isso pensei que poderia auxiliar outras pessoas, além de ser um projeto pioneiro em Portugal”, refere a proprietária, de 30 anos.
Depois de refletir sobre a mudança, decidiu avançar. Remodelações feitas entre janeiro e o verão deste ano culminaram na inauguração do Head Spa Portugal, a 3 de setembro. E desde novembro que oferecem também “a experiência a dois”, que permite reservar uma sessão em casal, por exemplo, e receber as massagens capilares simultaneamente, lado a lado.
A procura excedeu as expectativas e levou à aquisição de um segundo equipamento. “O nosso foco não é oferecer vários serviços, mas garantir máxima qualidade nesta terapia”, explica.
A técnica combina relaxamento com uma abordagem terapêutica. “Elimina hormonas do stress, alivia ansiedade e liberta tensões acumuladas”, afirma Inês. Pode ainda tratar problemas no couro cabeludo, como dermatite, inflamações, e melhorar o fluxo sanguíneo, o que pode promover o crescimento capilar.
Com uma visão mais naturalista, Inês acredita que cada um deve “cuidar-se de dentro para fora”. “Esta terapia não é uma cura, mas sim um complemento para as pessoas que têm ansiedade ou que se sentem extremamente cansadas, tanto física como psicologicamente.”
Os cerca de 45 metros quadrados do local são decorados com uma estética moderna e clean, mas sempre com o objetivo de o tornar o mais acolhedor possível. A madeira e os tons dourados foram os escolhidos enriquecer os pormenores que completam o spa.
As sessões duram 90 minutos e podem ser agendadas online. O custo é de 80€, mas até ao final de dezembro há uma campanha promocional que reduz o preço para 60€. Para grávidas e pessoas com doenças oncológicas, o espaço adapta as comodidades, como assentos mais confortáveis ou produtos específicos.
“O objetivo é crescer a marca e promover a massagem capilar em Portugal. Queremos abrir espaços no Porto e Algarve”, revela Inês. A expansão já começou com a inauguração de um segundo espaço em Almada, esta terça-feira, 3 de dezembro.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do Head Spa Portugal.