Antes de iniciar um plano de perda de peso, é fundamental procurar orientação de profissionais de saúde, em vez de seguir dietas de amigos ou conselhos encontrados na internet. Um homem norte-americano, com 40 anos, optou por esta última abordagem e, após oito meses a seguir uma dieta carnívora extrema, começou a notar o surgimento de nódulos amarelados nas mãos, cotovelos e solas dos pés. Após vários exames foi diagnosticado com xantelasma, uma condição que consiste no acúmulo de colesterol na pele e se manifesta através de bolsas de gordura que surgem à superfície.
O homem, cuja identidade não foi revelada, relatou aos médicos do Tampa General Hospital, na Flórida, que decidiu seguir um plano alimentar que havia encontrado online para perder peso. O caso foi divulgado a 22 de janeiro na revista científica “JAMA Cardiology”, onde é realçada a importância de monitorizar os padrões alimentares e os níveis de colesterol para prevenir possíveis complicações.
Nos primeiros meses, atingiu as suas metas de emagrecimento e afirmou sentir-se mais energético, com uma maior “clareza mental”. No entanto, os efeitos adversos começaram a manifestar-se três semanas antes da sua visita ao hospital.
A sua alimentação consistia em consumir diariamente entre três a quatro quilos de carne vermelha, barras de 250 a 500 gramas de manteiga, queijo e hambúrgueres, eliminando completamente outros alimentos, como pão e açúcar, ficando restrito a produtos de origem animal.
Os primeiros indícios de que algo estava errado foram pequenas lesões amarelas que surgiram nas pálpebras e, posteriormente, espalharam-se para outras áreas do corpo.

Após análises sanguíneas, verificou-se que os níveis de colesterol ultrapassavam os 1000 miligramas, um valor “muito acima do seu nível basal”. O cardiologista do hospital, Konstantinos Marmagkiolis, explicou que as faixas normais de colesterol para adultos são inferiores a 200 miligramas, ou seja, cinco vezes menos do que o homem apresentava.
“Nem todos conseguem tolerar bem estas dietas e, mesmo aqueles que conseguem, devem estar extremamente atentos aos níveis de colesterol”, adverte o médico. E acrescentou: “O paciente desenvolveu um quadro de infiltração de gordura nas mãos, o que indica que a quantidade de gordura consumida era excessiva e ultrapassou um limite. Não existe uma dieta da moda que se sobreponha à ciência; este caso serve de alerta para todos.”
O especialista sublinhou que, ao retirar abruptamente os hidratos de carbono e os açúcares da dieta, o corpo começa a utilizar a gordura como principal fonte de energia. Numa fase inicial, esses níveis mantêm-se relativamente estáveis, levando à perda de peso, pois há uma diminuição da gordura sem retenção de água. Contudo, com o tempo, os níveis de colesterol começam a subir para patamares não saudáveis.
Leia também ete artigo da NiT sobre a dieta cetogénica, um regime alimentar rico em gorduras e baixo em hidratos de carbono, que foi considerada a menos saudável de 2022 por um painel de especialistas em saúde e nutrição.