Saúde

Cada hora que correr dá-lhe mais sete de vida

O estudo publicado na revista científica “Progress in Cardiovascular Disease” também diz que o mesmo não acontece com outras formas de treino.

Correr tem mais benefícios do que andar de bicicleta

Que correr faz bem já todos sabíamos. Mas um novo estudo publicado na revista científica “Progress in Cardiovascular Disease” de março foi mais preciso ao dizer que as pessoas que correm têm tendência para viverem até mais três anos do que as outras.

Além disso, o estudo concluiu que cada corrida de uma hora pode significar mais sete horas de vida — por isso já chega de pensar que correr é tempo desperdiçado.

No entanto, não vale a pena passar toda a sua vida a correr para se tornar imortal — os especialistas calcularam que estes benefícios resultam de cerca de quatro horas de corrida por semana. Não faz mal se correr mais, mas não vai ter um impacto positivo tão grande.

Os investigadores compararam ainda os benefícios de correr com outras formas de treino, como caminhadas ou andar de bicicleta. Apesar de também fazerem bem, a corrida é a que mais se destaca para aumentar o tempo de vida.

O estudo foi feito com base em casos concretos de pessoas que correm — mas não foi provado que é apenas por correrem. Também se pode dever a outros hábitos saudáveis, como o cuidado com a alimentação e o facto de não fumarem, entre outros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT