Saúde

Houve 133 doentes com o novo coronavírus tratados com Remdesivir no SNS

O número foi avançado pelo presidente do Infarmed, Rui Ivo, durante a conferência de imprensa.
Recebeu autorização especial da União Europeia para ser utilizado.

O Infarmed avançou, durante a conferência de imprensa desta quarta-feira, 29 de julho, que está a trabalhar para que todos os medicamentos necessários no combate ao novo coronavírus continuem a estar disponíveis ao longo dos próximos meses. O antiviral Remdesivir, que tem sido um dos apontados para fazer frente à doença, passará a existir em maior quantidade brevemente.

“Estamos a trabalhar (…) junto das empresas farmacêuticas, junto dos distribuidores, junto das farmácias, no sentido de que de facto os medicamentos possam estar disponíveis em função das necessidades”, explicou Rui Ivo, presidente do Infarmed.

De acordo com o responsável,  até ao momento, 133 pacientes infetados com a Covid-19 no nosso País já foram tratados com o Remdesivir no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Este  medicamento “tem estado a ser distribuído com base num programa de acesso especial” que é gerido pelo próprio Infarmed.

Quem também esteve presente na habitual conferência foi Jamila Madeira, secretária de Estado adjunta da Saúde. Aproveitou para relevar que, entre janeiro e junho deste ano, a despesa em medicamento em ambulatório foi de 683 milhões de euros — cresceu 5,4 por cento face ao período homólogo e 671 milhões de euros ambiente hospitalar, um crescimento de um por cento face ao mesmo período no ano passado.

O SNS conseguiu “sempre acautelar a área do medicamento onde foi salvaguardado o indispensável acesso, a segurança na utilização e acompanhamento de terapias”.

“Apesar das contingências, o SNS continuou empenhado também no setor do medicamento e no acesso à inovação”, disse Jamila Madeira, revelando que, entre janeiro e julho deste ano, foram aprovados 36 novos medicamentos. “Estamos empenhados em responder às necessidades dos portugueses”, acrescentou.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT