Saúde

Ibuprofeno está a ser testado como tratamento para o novo coronavírus

Os médicos acreditam que o medicamento pode ajudar nas dificuldades respiratórias.
Está a ser estudado.

Ainda não há vacina ou tratamentos para a Covid-19, mas há várias possibilidades a serem estudadas. A equipa do hospital Guy e St Thomas, e também do King’s College, em Londres, no Reino Unido, investigam agora a utilização do Ibuprofeno no tratamento da doença.

Os especialistas acreditam que o medicamento, que é um anti-inflamatório e analgésico, pode tratar dificuldades respiratórias. Por isso, esperam que este tratamento de “baixo custo” possa manter os doentes fora dos ventiladores.

Diz a “BBC”, em relação aos ensaios clínicos, que metade dos doentes vai receber, além dos habituais cuidados, um tratamento à base de Ibuprofeno para verificar a eficácia deste método.

“Precisamos de fazer estes ensaios para mostrar que estas suspeitas correspondem ao que esperamos que aconteça”, adianta um membro da equipa do King’s College, Mitul Mehta, a esta publicação.

No início da pandemia, havia algumas preocupações sobre o uso de Ibuprofeno, sendo que essas aumentaram quando o ministro da saúde francês referiu que o medicamento poderia agravar a infeção. Porém, a sua eficácia no tratamento aos doentes está agora  a ser revista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT