Saúde

Infarmed alerta para falsificação de lotes de gotas oftálmicas vendidas em Portugal

A autoridade de saúde revela que alguns lotes das marcas Refresh Tears e Optive não cumprem os requisitos legalmente definidos.

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) alertou para a possível falsificação de gotas oftálmicas das marcas Refresh Tears e Optive do fabricante Allergan. Em causa estão algumas embalagens, encontradas no México, que não cumprem os requisitos legais. Numa circular informativa partilhada no site esta segunda-feira, 10 de julho, o Infarmed explica que apesar dos produtos alterados terem sido encontrados no país sul-americano, também são comercializados em Portugal.

Segundo a autoridade de saúde, as embalagens dos produtos falsificados “apresentavam o texto do selo de segurança a preto, não apresentavam o número de lote nas cartonagens (acondicionamento secundário) e os rótulos dos frascos conta-gotas não apresentavam indicação do lote nem a data de validade”.

As marcas em questão.

Neste sentido, o Infarmed recomenda que a comercialização e o uso das gotas oftálmicas das marcas em causa seja suspensa. “Todos os intervenientes na cadeia de comercialização e utilizadores que, caso os produtos falsificados sejam eventualmente detetados, estes sejam reportados”. Ou seja, caso tenha alguma embalagem com as características mencionadas deve informar a autoridade de saúde através do email daps@nullinfarmed.pt.

O Infarmed reforçou ainda o apelo a que “dispositivos médicos sejam sempre adquiridos junto de operadores económicos devidamente legalizados, e que seja sempre evitada a compra dos mesmos em domínios online”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT