A Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) ordenou esta quinta-feira, 12 de setembro, a retirada imediata de um lote de um fármaco utilizado para a ansiedade. A suspensão da comercialização do Lorazepam Labesfal 1 mg., da Generis, deve-se a um resultado irregular num estudo de estabilidade.
A farmacêutica irá proceder à recolha voluntária do lote número 23.109 — com a dosagem de um miligrama, comprimido, 60 unidades, número de registo 5615927, — devido à deteção de “um resultado fora de especificação no parâmetro doseamento no âmbito de um estudo de estabilidade”, segundo a circular informativa publicada no site da Infarmed.
Face a esta decisão, a Autoridade informa que as entidades que possuam este lote em stock não o podem vender, dispensar ou administrar. As farmácias deverão proceder à sua devolução.
No caso dos doentes que estejam a fazer tratamento com este medicamento, o Infarmed informa que não devem interrompê-lo, mesmo que pertença a este lote. No entanto, devem contactar o seu médico o mais depressa possível para requisitar a substituição.