Saúde

Infarmed regista 41 casos suspeitos de falha de vacina da Janssen

Regulador falam em casos de "suspeita de falência vacinal". França também apontou casos esta semana.
Centro de vacinação.

Depois de França, Portugal. O Infarmed revelou esta quarta-feira, 15 de setembro, que “foram notificados ao sistema nacional de farmacovigilância “41 casos de suspeita de falência vacinal” com a vacina de dose única, da Janssen.

Os casos em causa foram notificados até terça-feira, 14 de setembro. Dos 41, 36 foram considerados relevantes: “cinco motivaram hospitalização e 31 foram considerados clinicamente relevantes”, explica o Infarmed à “Lusa”, aqui citada pelo “Notícias Ao Minuto”.

“Considerando que em Portugal foram já administradas mais de um milhão de doses desta vacina, isto representaria uma incidência de quatro casos notificados por 100.000 vacinados”, adiantou ainda o regulador, acrescentando que este valor “está muito abaixo do valor esperado, tendo em conta os resultados obtidos nos ensaios clínicos usados para a aprovação desta vacina”.

A vacina da Janssen é a única de dose única mas a eventual necessidade de um reforço já tem sido debatida entre especialistas. Na terça-feira, dia 14, a NiT já dera conta do alerta das autoridades francesas sobre uma maior proporção de casos nos intensivos devido à Covid-19 de pessoas vacinadas com a da Janssen — quando comparado com pessoas que foram vacinadas com a da Moderna ou da Pfizer.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT