Saúde

InfinitaMente: o caderno de exercícios de que precisa para envelhecer com qualidade

Esta ferramenta de estimulação cognitiva traz benefícios a quem sofre de doenças como Parkinson ou Alzheimer.
Este caderno estimula o seu cérebro.

InfinitaMente é o primeiro bloco de notas reutilizável de estimulação cognitiva que permite escrever, apagar e voltar a escrever. Esta nova versão dos cadernos com folhas que se apagam traz exercícios para estimular funções cognitivas como a orientação, atenção, memória e linguagem. O objetivo é preservar e promover a saúde cerebral — e poder envelhecer com qualidade.

Segundo Pedro Lopes, founder e CEO da startup InfiniteBook, foi para ajudar as pessoas a desenvolverem-se adequadamente no mundo que as rodeia que a sua empresa se juntou a duas psicólogas para desenvolver esta ferramenta de apoio à saúde mental. Cláudia Sousa e Telma Miranda são psicólogas da área da neuropsicologia e trabalham no Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto.

Cláudia conta que encontrou o Infinitebook por acaso no Instagram, logo no início da pandemia de Covid-19. “Já fazia um trabalho de estimulação cognitiva no Hospital e portanto achei que este caderno seria o ideal para fazer exercícios cognitivos que a pessoa pode apagar e voltar a fazer.”

Para quem é indicado?

O InfiniteBook não é apenas aconselhado a pessoas com problemas cognitivos, mas para qualquer adulto que queira estimular o cérebro e prevenir o aparecimento precoce de doenças mentais. Também é recomendado para pessoas idosas para promover um envelhecimento ativo, saudável e prevenir o declínio cognitivo associado à idade. 

Este caderno surge numa altura mais delicada porque a pandemia teve um impacto enorme na sociabilidade. “A pandemia COVID-19 levou à implementação de medidas drásticas de distanciamento social que provocaram efeitos diretos e indiretos na saúde e bem-estar psicossocial dos adultos e idosos. Assim, apoiar a população a manter a saúde psicológica e bem-estar durante e após a pandemia tornou-se uma preocupação urgente de saúde pública”, acrescenta Telma Miranda, também psicóloga da área da neuropsicologia.

Para minimizar o impacto da pandemia na população idosa, a startup vai oferecer 100 unidades do InfinitaMente a IPSS, até ao final do ano. Pessoas com patologias neurológicas como AVC, Esclerose Múltipla, Parkinsons ou Alzheimer (que têm um impacto cognitivo) vão beneficiar do uso deste caderno de atividades.

“Pode funcionar como uma ferramenta para os técnicos poderem utilizar com os utentes. É uma mais valia terem acesso a um bloco que podem usar e reutilizar. Até porque durante a pandemia, muitos dos materiais que usavam deixaram de poder ser partilhados”, diz Cláudia. 

Como pode ser utilizado?

O caderno InfinitaMente está dividido em 10 momentos cognitivos com mais de 100 exercícios diferentes que devem ser considerados momentos de autocuidado, promoção de bem-estar e qualidade de vida. Vai poder encontrar exercícios como descrever paisagens, enumerar ingredientes de receitas, inventar uma matrícula e memorizá-la ou então tentar decorar o número de telemóvel de um familiar. “Um exercício cognitivo pode ser feito de várias maneiras e estimular áreas cognitivas de diferentes formas”, explica Cláudia.

Para apagar os exercícios, basta passar com um pano húmido, voltando a ter uma página em branco para recomeçar. Também a pensar na pandemia, os cadernos podem ser limpos com álcool, para serem facilmente desinfetados. “Temos Infinitebooks a funcionar desde 2014, portanto não temos noção do prazo de validade”, conta Pedro Lopes.

O InfinitaMente, um dos Infinitebooks da marca, está disponível  através do site da empresa pelo valor de 24,90€. O caderno de exercícios vem com quatro marcadores de cores diferentes. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT