Saúde

Instagram Vs. Realidade: os vídeos desta influencer estão a chocar a Internet

Georgie Clarke mostra como um ângulo, uma pose ou a forma como a roupa está colocada pode mudar tudo.
Nem tudo é o que parece.

Georgie Clarke, já ouviu falar? Provavelmente, muitas pessoas não imaginam quem é. Porém, os fãs do programa de televisão “Survival of the Fittest” (ou, em português, “Batalha dos Sexos”), da mesma produtora de “Love Island”, vai lembrar-se desta participante.

Na altura, competiu em vários desafios mentais e físicos, e isso valeu-lhe um lugar de destaque nas redes sociais. Atualmente, está perto de alcançar meio milhão de seguidores. No entanto, se antes publicava aquilo que muitos vêem como a “fotografia perfeita”, agora questão de denunciar essa falta perfeição.

Estávamos em junho de 2020 quando a influencer britânica de 28 anos mudou completamente o rumo da sua conta de Instagram. A razão foi apenas uma: body shaming (vergonha corporal).

“Há umas semanas a minha saúde mental sofreu muito com este tipo de conteúdo, nunca lutei com a minha imagem corporal, como o que e quando me apetece porque  a vida é muito curta para ficar com fome a toda a hora (na minha opinião)”, começou por dizer.

Georgie conta que viu uma página com 1,4 milhões de seguidores a publicar uma imagem sua com a legenda “Fotos do Instagram/Paparazzi, facetune ou bons truques?”. Em seguida, decidiu ler alguns dos comentários àquela publicação. “Senti-me doente”, confessou.

“Doente com os comentários de centenas de pessoas a dizer que eu claramente ganhei peso e editei o meu corpo. Sentei-me na casa de banho a ler os comentários e a apertar os meus vestígios de gordura”, continua, acrescentando que, apesar de qualquer coisa, ama o seu corpo.

Nesta mesma publicação, refere que as imagens em questão têm um ano de diferença e que o seu corpo mudou muito desde essa altura. “Envergonhar-me assim é absolutamente nojento”, desabafou, acrescentando que não edita o corpo nas fotografias “a não ser para melhorar clareza da peça de roupa ou ajustar a perspetiva”.

Uma das suas montagens mais populares.

Poucas semanas depois, as publicações da ex-concorrente do “Survival of the Fittest” mudaram — e assim continuam até ao dia de hoje. As montagens em que mostra como uma pose, um ângulo ou a forma como coloca a roupa podem mudar uma fotografia são recorrentes e trouxeram-lhe ainda mais seguidores.

Além das fotografias, mais recentemente, Georgie Clarke apostou nos vídeos onde denuncia a diferença entre o Instagram e a realidade, de forma a que mais nenhuma mulher questione isso e se sinta bem consigo. Estas publicações têm sido completamente virais na Internet.

Num dos vídeos, publicado a 20 de dezembro surge em lingerie. Primeiro, coloca as laterais das cuecas ao nível da cintura. Em seguida, aparecem subidas na zona das ancas, fazendo com que o seu corpo pareça muito mais estreito. Colocar a perna à frente também muda a perspetiva do seu corpo aos olhos dos outros, como faz questão de mostrar.

No seu vídeo mais recente, partilhado a 24 de janeiro deste ano, mostra mais um truque que vai mudar a forma como olhamos para as fotografias que nos surgem quando estamos a fazer scroll nesta rede social. Desta vez, mostra como a iluminação faz a diferença no resultado final.

“A iluminação pode mudar completamente a aparência da tua pele numa imagem. Nas imagens, tendes a fotografar com iluminação suave — de manhã cedo, à noite ou na sombra”, diz, explicando que esta é considerada a luz que mais favorece e que até há quem use refletores de luz para manipular a imagem.

“É exatamente por isso que não te deves comparar com as imagens que vês online”, alerta a influencer, que promete continuar a fazer a denúncia do Instagram Vs. Realidade.

Carregue na galeria para ver outras montagens virais de Georgie Clarke.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT