Saúde

Já abriu a segunda clínica em Lisboa com consultas gratuitas

O espaço disponibiliza cuidados de saúde básicos, como consultas médicas, de nutrição e serviços de enfermagem.
Abriu a 28 de maio.

A capital já conta com uma segunda clínica com consultas completamente gratuitas. O espaço na Alta de Lisboa, no Lumiar, foi inaugurado esta terça-feira, 28 de maio. A Lisboa + Saúde, assim se chama, disponibiliza aos residentes da freguesia cuidados de saúde básicos, como consultas médicas, de nutrição e serviços de enfermagem.

A nova clínica faz parte de uma iniciativa da Câmara de Lisboa (CML), em parceria com a empresa municipal GEBALIS, e visa criar diversas de unidades de saúde de proximidade. O projeto vai funcionar às terças e quintas-feiras, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas, e as marcações podem ser feitas através de um número gratuito (800 910 133) ou diretamente nas instalações, durante o horário de atendimento.

“Neste bairro, em que há mais de 37 mil pessoas, 27 mil não têm médico de família. Não é substituir o Serviço Nacional de Saúde, mas complementar e ajudar”, referiu Carlos Moedas, o presidente da CML, durante a inauguração.

“Uma parte muito grande da população que servimos tem enormes dificuldades em ter uma consulta. Este serviço assume um papel fundamental em suprir essa necessidade”, afirmou Ricardo Mexia, presidente da junta de freguesia do Lumiar.

O primeiro espaço Lisboa + Saúde foi inaugurado a 29 de fevereiro, no Bairro do Armador, em Marvila. “Se nessa clínica, neste curto período, já oferecemos mais de 400 consultas, nós aqui vamos ter o mesmo sucesso”, acrescentou.  A clínica pioneira já tinha realizado esse número de atendimentos até ao fim do mês de abril, tendo por isso atingido perto de 100 por cento da sua capacidade de resposta.

Cada unidade de saúde representa um investimento inicial de 90 mil euros no primeiro ano de funcionamento, valor que reduz para 70 mil euros nos anos seguintes.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Alta de Lisboa
    1750-209 Lisboa
  • HORÁRIO
  • Terças e quintas-feiras, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas
PREÇO
gratuito

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT