Saúde

Já chegaram a Portugal os testes para saber se tem gripe ou Covid-19

Por enquanto, os testes de diagnóstico duplo só estão disponíveis para uso profissional.
Só está disponível para uso profissional

Febre, cansaço, tosse (com ou sem expectoração), dores de cabeça e garganta ou até diarreia e vómitos. Tudo isto são sintomas tanto da Covid-19 como da gripe e que nos deixam a todos com dúvidas, principalmente no inverno: afinal tenho gripe ou estou infetado com o novo coronavírus? A resposta a esta pergunta começou a ser bem mais fácil com os novos testes de diagnóstico duplo.

Os testes antigénio que detetam a gripe e a Covid ao mesmo tempo já se encontram à venda no País. Ao contrário do que acontece em Espanha, onde podem ser comprados nas farmácias, em Portugal só estão disponíveis para uso profissional. “Este tipo de testes já se encontra disponível (comercializado) em Portugal, existindo vários dispositivos médicos para diagnóstico in vitro destinos à deteção de antigénios de vários vírus para além do SARD-CoV-2, como por exemplo o vírus sinsicial respiratório (VSR), influenza A e influenza B”, avança a Infarmed em declarações à “CNN Portugal”.

Os novos testes são bastante idênticos aos testes rápidos que detetam apenas a presença de SARS-CoV-2. A maior diferença, além do duplo resultado, é que podem ter dois ou mais mostradores (um para cada vírus) e mais letras.

O procedimento também é o mesmo, segundo o “El País”: coloca-se a zaragatoa na narina, verte-se as gotas na cassete e espera-se entre 15 a 30 minutos. A linha colorida irá indicar a presença do agente patogénico.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT