saúde

Já foram confirmados 20 casos de Covid-19 associados à festa de campeão do Sporting

O número de infetados na região de Lisboa tem vindo a aumentar nos últimos dias, mas a DGS afirma que a festa não explica tudo.
O número pode ainda ser superior.

Pelo menos 20 casos de Covid-19 em Lisboa estão associados à festa da campeão do Sporting. A informação foi confirmada pela DGS que explica que o número possa ser maior, já que podem ainda não ter sido todos reportados, mas também afirma que os festejos não são a única explicação para o aumento de casos na região.

“Foram reportados perto de duas dezenas de casos associados aos festejos do campeonato de futebol”, explicou a DGS em resposta à Lusa, aqui citado pelo jornal “Público”. Ainda assim, as celebrações  “não explicam a totalidade do fenómeno” e que a incidência cumulativa no concelho de Lisboa “tem tido uma tendência crescente desde o início do mês de maio, seguindo o padrão nacional em termos de distribuição etária”.

Apesar de já terem sido identificados alguns casos decorrentes da festa, a DGS acredita que os números refletem “uma consequência natural do desconfinamento, que tem sido faseado, e de outros eventos, verificando-se a ocorrência de casos em contexto familiar/social, escolar ou laboral.”

Nos últimos dias, Lisboa e Vale e Tejo tem sido a região do País onde se verifica o maior número de casos. É também das zonas que mais tem contribuído para que o RT esteja acima e 1.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT