Saúde

Já há mais de 400 farmácias que fazem testes gratuitos à Covid-19

Também há mais de uma centena de laboratórios onde pode fazer os testes comparticipados a 100 por cento.
Não paga nada.

Já sabe: se está a planear ir a um restaurante ou a um hotel num concelho de risco elevado ou muito elevado este fim de semana, vai precisar de apresentar um certificado digital Covid. Se ainda não reúne as condições para pedir este certificado, terá de apresentar um teste negativo. Mas nem tudo é mau. Foi atualizada a listagem de farmácias que estão a fazer testes comparticipados a 100 por cento, ou seja, sem custos para quem faz o teste. E já são mais de 400 em todo o País.

A lista foi atualizada esta sexta-feira, 23 de julho, pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e revela que há 406 farmácias que fazem agora parte desta rede. Além das farmácias, o INSA da conta ainda de 104 laboratórios que também estão a fazer testes rápidos à Covid-19. 

O INSA explica que “o pagamento destes testes às farmácias e laboratórios processa-se com base nas regras definidas para a comparticipação de medicamentos ou meios complementares de diagnóstico e terapêutica, com as necessárias adaptações”. A listagem completa de farmácias que disponibilizam este serviço pode ser consultada online.

Recorde-se que, desde o passado dia 1 de julho que os testes rápidos de antigénio à Covid-19 passaram a ser comparticipados a 100 por cento pelo Estado, uma medida que foi criada para aumentar a utilização pela população e reforçar o controlo da pandemia. 

A NiT já esteve a acompanhar o processo de uma destas farmácias que, em alguns dias, realiza quase 700 testes. Leia aqui a reportagem.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT