Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Saúde

Já há um caso de reinfeção por Covid-19 em Portugal

A situação reportada é de uma mulher de 48 anos que esteve infetada em julho e voltou a ficar no final de outubro.
Caso está a ser estudado por especialistas

Já tinha sido reportado noutros locais do mundo e agora chegou a Portugal: pela primeira vez no nosso País foi reportado um caso de reinfeção de Covid-19. Embora seja raro — há registo de menos de dez casos até ao momento —, parece haver mesmo essa possibilidade até há pouco tempo desconhecida.

Neste caso, trata-se de uma mulher de 48 anos que vive na zona da Grande Lisboa e que foi diagnosticada positiva para Covid-19 em julho e novamente no final de outubro. Na primeira vez, 15 dias após o primeiro teste positivo os resultados de novo teste não detetaram presença do vírus, pelo que foi considerada recuperada. Quando no final de outubro voltou a apresentar sintomas da doença, realizou novos testes em laboratório que confirmaram a reinfeção.

Este caso raro está a ser estudado pelo especialista em Patologia Clínica, Germano Sousa. “Em julho a doente apresentou tosse, febre, dores no corpo e alguma dificuldade respiratória”, explicou ao “Público”, acrescentando que a paciente não esteve internada em nenhuma das vezes e que até relatou uma ligeira diminuição da intensidade dos sintomas na segunda vez. A acrescentar ao que já havia sentido em julho, apontou ainda ter perdido o olfato em outubro.

O objetivo por parte do laboratório e do especialista passa agora por tentar perceber se a segunda infeção foi provocada por uma variante comum de SARS-CoV-2 ou por uma estirpe rara do vírus. Esta ação pode ser dificultada pelo facto de haver algumas dúvidas em relação ao que sobra da amostra recolhida em julho, o que poderia levar o caso a não ser considerado cientificamente como uma reinfeção.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT