Saúde

Já morreram 9 pessoas em Timor por causa de um surto de dengue

Desde o início do ano, o país contabilizou 521 casos, o que corresponde a mais de metade do valor registado no ano passado.
A doença viral é transmitida por mosquitos Aedes.

De acordo com informações do Ministério da Saúde de Timor-Leste, o país registou mais duas mortes esta semana, elevando para nove o total de vítimas provocado pelo surto de dengue desde o início do ano. Os dados do governo indicam que a atual epidemia começou em dezembro, com 225 casos registados nesse mês.

Entre os dias 1 e 17 de janeiro, foram contabilizados 521 infeções — 80 só nas últimas 48 horas. As autoridades admitem, contudo, que possa haver pacientes que não acorreram aos serviços de saúde. No momento, estão hospitalizadas centenas de pessoas, com muitas delas a precisarem de permanecer nos corredores e acessos pela falta de recursos.

Os dados revelam que, só no primeiro mês de 2022, que ainda vai a meio, já se registaram mais de metade do total de casos conhecidos em todo o 2021 (901) e um terço do número contabilizado em 2020 (1.451). Os dois anos ficaram marcados por nove e dez mortes, respetivamente.

O Ministério da Saúde explica também, num relatório divulgado nesta terça-feira, dia 18 de janeiro, que a grande maioria das infeções afeta menores de 14 anos. 45, 7 por cento correspondem a miúdos com idades compreendidas entre os cinco e os 14 anos, 34 por cento a crianças entre um e quatro anos e 7,7 por cento a menores de um ano.

A dengue, uma doença viral transmitida por mosquitos Aedes, costuma ser acompanhada “por sintomas como dor de cabeça, febre, exaustão, dores musculares e articulares severas, glândulas inchadas, vómitos e erupções cutâneas, com casos que variam desde infeções assintomáticas a quadro febris e síndromes hemorrágicos com choque, os mais graves”, refere o “Observador”.

A época de chuvas, quando os mosquitos proliferam, costuma registar maior incidência desta enfermidade. O período de incubação após a picada do inseto pode variar entre três e 14 dias, ocorrendo tipicamente de quatro a sete.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT