Dormir (ou tentar) com diversos sensores colocados à cabeça, na região inferior do tórax, nos dedos das mãos e nas pernas. Parece complicado, certo? É precisamente o que deve fazer quem se submete a uma polissonografia. Trata-se de um exame para estudar o sono onde é registada a atividade elétrica cerebral, muscular e cardíaca, os movimentos dos olhos e a respiração, incluindo se ressona ou não.
O teste é completamente indolor, mas muitos têm receio de o fazer devido ao desconforto causado pelos dispositivos colados ao corpo. Normalmente, é realizada num hospital ou numa clínica especializada para diagnosticar várias doenças que se manifestam enquanto dormimos, como a apneia do sono ou o sonambulismo. Agora, também o poderá fazer no Sleep & Nature Hotel, longe do intimidante ambiente clínico.
Ali respira-se tranquilidade, longe do frenesim das grandes cidades e da rotina diária — o empreendimento fica a cerca de 1h30 de carro de Lisboa, no Monte do Vagar, em Montemor-o-Novo (Alentejo). O espaço que “promove a comunhão com a natureza”, acolhe agora um tratamento terapêutico de “relaxamento e bem-estar”.
A consulta do sono é realizada em parceria com o Centro de Eletroencefalografia e Neurofisiologia Clínica (CENC), fundado e liderado pela professora Teresa Paiva, neurologista e especialista em medicina do sono. Para ser acompanhado clinicamente no hotel terá de ser previamente diagnosticado e caminhado pelo CENC. A polissonografia e os diagnósticos de sono são feitos por profissionais todas as segundas-feiras, num local específico e reservado, dentro do empreendimento.
O Sleep & Nature abriu em junho de 2022 e foi pensado para melhorar o bem-estar dos hóspedes em busca de um sono de qualidade e que querem combater o stress e a ansiedade. O objetivo é oferecer algo “mais eficaz, que não se resume a uma abordagem meramente clínica”. Além das consultas agora disponíveis, o alojamento conta também com diversas sessões de terapia não médicas quem procura um sítio calmo, sereno e silencioso para um descanso absoluto.
A oferta inclui exercícios e práticas pensadas para “aquietar a mente, descontrair o corpo e promover um sono de qualidade e retemperador”. Os banhos de floresta — em contacto direto com a natureza —, as massagens e a meditação são apenas alguns dos procedimentos que o vão ajudar a relaxar.
Os quartos são outro dos segredos deste verdadeiro santuário. A roupa de cama é feita de 100 por cento algodão egípcio. Nos dias em que o frio aperta pode enrolar-se nas mantas de lã alentejana (segundo os especialistas, fornecem o peso indicado para uma noite de pleno descanso). O cheiro também ajuda: tem à sua disposição alfazema e sprays de águas florais.
As consultas do sono estão abertas a pacientes a partir dos 12 meses, porque os problemas para dormir não afetam apenas os adultos, mas também os miúdos. O Sleep & Nature conta com 32 unidades de alojamento, ginásio, piscinas exterior e interior, spa e restaurante. As reservas podem ser feitas online a partir de 110€ por noite.
A NiT já foi conhecer o Sleep & Nature Hotel e contou-lhe tudo neste artigo.
Carregue na galeria para ver mais imagens do empreendimento.