O surto de legionella no norte do País já atravessou a fronteira e chegou a Espanha. Há nove pessoas infetadas com a bactéria nos municípios de A Guarda e O Rosal (na Galiza), confirmou a direção-geral de Saúde Pública do Departamento de Saúde da Xunta de Galicia, esta segunda-feira, 20 de novembro.
Os concelhos ficam a cerca de seis quilómetros de Caminha, onde na semana passada foi identificado um surto de infeções. Os doentes espanhóis foram todos hospitalizados, mas três já terão recebido alta. “Seguindo os protocolos de saúde pública, constituiu-se uma equipa de investigação epidemiológica e ambiental do surto e foram realizados os inquéritos pertinentes”, avançou a autoridade espanhola, citada pela Rádio Renascença.
“Foram recolhidas amostras de água das zonas onde residem as pessoas afetadas, assim como do domicílio de cinco delas. Os resultados foram negativos, por isso, não existem conclusões sobre qual a fonte de contágio”, acrescenta.
A primeira indicação do surto de legionella em Caminha chegou a 10 de novembro e a última, a 15. No total, foram registados oito casos de infeção na região: cinco residem em Vila Praia de Âncora, dois em Moledo e um em Vilarelho.
Atualmente, o surto encontra-se “restrito”, informou o delegado de saúde do Alto Minho, Luís Delgado, na sexta-feira, 17 de novembro. O responsável adiantou ainda que foram realizadas 12 colheitas, posteriormente enviadas para o Instituto Ricardo Jorge, no Porto.
No concelho de Matosinhos, uma pessoa morreu e duas foram hospitalizadas após terem sido infetadas. Os casos foram divulgados pelo Departamento de Saúde Pública, que adiantou que estavam circunscritos a um lar de terceira da idade na cidade.
A legionella é a bactéria responsável pela doença do legionário — uma forma de pneumonia grave cujos sintomas incluem tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória. Também se pode manifestar através de dor abdominal e diarreia. A infeção, embora não seja contagiosa, pode ser mortal em casos graves. A doença não se transmite de pessoa para pessoa.