Saúde

Leite dourado: o seu aliado para reforçar o sistema imunitário este inverno

Especiarias, frutas cítricas e mel vão ajudá-lo a resistir às doenças de inverno, como gripes e constipações.
A mistura de especiarias ajuda a reforçar o sistema imunitário.

A chegada do frio e o uso prolongado das máscaras faciais debilitam o sistema imunitário e deixam-nos mais vulneráveis às doenças de inverno. Esta é a altura ideal para tentar reforçar as suas defesas e aumentar a proteção contra os vírus e as bactérias a que estamos expostos diariamente. Já sabemos que é importante aumentar o consumo de Vitamina C mas existem outras coisas — saborosas e quentes — que podemos tomar e que ajudam o nosso organismo a salvaguardar a imunidade natural.

“Para reforçar o sistema imunitário devemos acrescentar à nossa alimentação diária frutas ricas em Vitamina C e especiarias”, explica a nutricionista Sónia Marcelo à NiT. Algumas das que devemos consumir são a laranja, a toranja, o limão, a papaia, o morango e o kiwi. Podemos usá-las para fazer batidos ou smothies ou então comê-las ao natural.

Igualmente benéfico é o consumo de mel e própolis (resina naturalmente produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores). No entanto, a nutricionista adverte que “como o mel tem açúcar, não devemos exagerar. Ainda assim não deixa de ser uma boa forma de obter vitaminas e minerais que ajudam no reforço do sistema imunitário.”

Algumas plantas e raízes que também cumprem este objetivo de fortalecimento das defesas são o ginseng, pimenta cayenne, gengibre e canela. Acrescentar frutos secos ao nosso plano alimentar é igualmente importante porque são antinflamatórios.  Contudo, “devemos ingerir estes ingredientes combinados entre si para que a sua ação seja mais eficaz”, explica a nutricionista.

Além dos smothies ou infusões, a autora do blogue “Dicas de uma Dietista” aconselha a bebermos leite dourado algumas vezes por semana. Ou então, quem tem como hábito beber um copo de leite ou uma chávena de chá para dormir melhor, pode substituí-lo por esta preparação.

Mas afinal o que é o leite dourado? Para começar, é uma bebida quente, reconfortante e saudável, o que quer dizer que é ideal para ser consumida nos dias frios. É consumido há séculos na Índia, onde faz parte das receitas da chamada medicina ayurvédica. Devido aos seus benefícios, o seu consumo espalhou-se um pouco por todo o mundo.

O leite dourado pode ajudá-lo a dormir melhor.

Habitualmente é elaborado com leite (vegetal ou animal), curcuma, mel e especiarias, “é uma bebida anti-inflamatória, fortalece o sistema imunitário e auxilia a digestão”, diz Sónia Marcelo. Além destas vantagens, esta bebida melhora o humor, reduz o stress, ajuda a dormir melhor, contribruir para melhorar a memória e para desintoxicar o organismo. Há mais um ponto positivo que, provavelmente, foi aquele que levou ao êxito repentino do seu consumo: devido ao seu efeito termogénico, pode potenciar a perda de peso.

Com esta receita sugerida pela nutricionista Sónia Marcelo, vai estar a ingerir uma bebida sem qualquer produto de origem animal e com todos os benefícios que referimos. Esta opção é vegan, sem lactose e com muito sabor. Tome nota.

Do que precisa

— 350 mililitros de bebida vegetal a gosto (sem açúcar adicionado)

— 4 centímetros curcuma fresca ou 1 colher de café em pó

— 2 rodelas gengibre fresco

— Pimenta preta q.b.

— 2 paus de canela

— 1 colher de chá xarope de agáve ou mel (opcional)

Como se faz

Aqueça a bebida vegetal ao lume e, de seguida, adicione todos os ingredientes, excepto o xarope de agáve (ou mel).

Deixe ferver durante cerca de 5 minutos e desligue o fogão. Coe o líquido para uma caneca e junte o elemento doce para finalizar.

Carregue na galeria para descobrir outras oito bebidas saudáveis, deliciosas e reconfortantes para beber nos dias frios.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT