Saúde

Levou a vacina da Janssen? Então vai receber uma dose de reforço

A novidade foi adiantada por Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde. A segunda vacina pode ser da Moderna ou da Pfizer.
Tem de ter mais de 18 anos.

Não é apenas a população mais idosa que receberá uma dose de reforço da vacina contra a Covid-19. A este grupo juntam-se todos aqueles que foram vacinados com o medicamento produzido pela Janssen.

A novidade foi adiantada por Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde, esta quinta-feira, 18 de novembro. Estão elegíveis para o incremento da proteção contra o coronavírus todos aqueles que já estão vacinados há, pelo menos, 90 dias e que tenham mais de 18 anos. Aqueles que já estiveram infetados mas que recuperaram também a podem tomar.

Os vacinados com o soro da Janssen, de dose única, vão agora ser inoculados com os fármacos da Moderna ou da Pfizer.

Atualmente elegíveis para esta injecção adicional estão os bombeiros que transportam doentes, os maiores de 65 anos e os profissionais de saúde e do sector social. Para estes, a janela entre a primeira vacinação e a dose de reforço passa de 90 dias para 150 a 180, ou seja, de três meses para cinco ou seis.

O objetivo é inocular o maior número de pessoas o mais cedo possível — e Portugal já adquiriu um grande stock de vacinas para o atingir, revelou Graça Freitas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT