Saúde

Linha de apoio psicológico criada durante a pandemia recebeu 112 mil chamadas

Espaço de atendimento foi criado a 1 de abril de 2020 e deverá manter-se ativa, agora por razões diferentes.
Foi criada a 1 de abril de 2020.

Foi ainda durante o primeiro confinamento, a 1 de abril do ano passado, que nasceu a Linha de Aconselhamento Psicológico. O serviço criado para dar apoio precisamente durante a pandemia recebeu desde então cerca de 112 mil chamadas.

Os números que o “Observador” dá conta foram avançados por Luís Goes Pinheiro, presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, em entrevista à agência Lusa. O responsável realça que, “na altura foi crucial” e defende que, mesmo nesta fase, em que o contexto da pandemia já mudou, “é fundamental mantê-la”, embora por razões diferentes.

O serviço contou com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses e da Fundação Calouste Gulbenkian e foi criado para acompanhar e tentar responder ao impacto que a pandemia teve na saúde mental dos portugueses. Luís Goes Pinheiro destacou ainda que, das 112 mil chamadas recebidas, cerca de oito mil foram feitas por profissionais de saúde.

O serviço de aconselhamento psicológico está integrado na linha telefónica do SNS 24 (808 24 24 24).

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