Saúde

Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo para Covid-19

Em caso de resultado inconclusivo ou positivo é emitida logo uma requisição de teste PCR.
É mais uma ferramenta para a luta

Mais de 100 utentes, todos sem sintomas de Covid-19, comunicaram ao SNS 24 o resultado de autoteste positivo, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os testes começaram a ser distribuídos nas farmácias e parafarmácias no dia 2 de abril e até esta segunda-feira, 12 de abril, “o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo”, adiantou a SPMS à agência Lusa. Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial PCR, adiantam os Serviços Partilhados do Ministério.

Cerca de 100 mil autotestes já foram distribuídos às farmácias do país, segundo a ADIFA, uma associação sem fins lucrativos que representa os “distribuidores farmacêuticos de serviço completo”, que asseguram “várias vezes ao dia, um fornecimento atempado e contínuo das farmácias a nível nacional, sem exceção ou diferenciação”.

Além de estes autotestes estarem à venda em farmácias, parafarmácias e supermercados, agora já pode usar a aplicação da Glovo para comprar testes à Covid-19. Na verdade, estará a pedir um serviço ao domicílio com um teste antigénio da Swedicine que promete uma precisão de 98 por cento na deteção da Covid-19, como a NiT já noticiou.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT