saúde

Mais de 120 mil portugueses já receberam a terceira dose da vacina contra a Covid-19

Foram distribuídas ao mesmo tempo da vacinação contra a gripe. O processo foi iniciado na passada segunda-feira, 18 de outubro.
O processo arrancou há uma semana.

Ao mesmo tempo que a nova fase de vacinação contra a gripe está a ser administrada em Portugal a terceira dose contra a Covid-19. O processo arrancou no País na segunda-feira, 18 de outubro. Até este domingo, dia 24, já foram administradas 123 mil vacinas referentes a esta dose de reforço.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou ainda que 279 mil pessoas receberam a vacina da gripe. Esta fase diz respeito a utentes com idade igual ou superior a 65 anos. “O ritmo de vacinação da gripe está dependente da entrega das vacinas no território nacional e sujeita a ajustes de acordo com a disponibilidade de vacinas”, explicou a DGS.

A partir de novembro, com entrega que será feita, espera-se que o ritmo de vacinação seja maior. Nesta altura os cidadãos estão a ser convocados por mensagem escrita para a toma simultânea das duas vacinas.

Será no portal da Covid-19 que passará a estar disponível o agendamento automático para maiores de 80 anos a partir de terça-feira, dia 26. Podem existir casos em que sejam chamadas pessoas abaixo desta faixa etária por serem elegíveis neste processo.

Neste momento, mais de 85 por cento da população em Portugal encontra-se inoculado com as duas doses da vacina contra a Covid-19.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT