Saúde

Mais de 250 mil pessoas fizeram o agendamento da vacina contra a covid-19

Só no último domingo, houve mais de 40 mil inscrições no portal do auto-agendamento.
Nesta altura é para maiores de 60 anos.

No primeiro dia, cerca de 50 mil pessoas trataram de agendar a sua vacinação. Foi a 23 de abril que o portal foi lançado. Até ao final do passado domingo, dia 9 de maio, o número de agendamentos já ultrapassava os 250 mil.

Conta o “Eco” que cerca de 40 mil pessoas fizeram o agendamento precisamente no último domingo, aproveitando o facto de qualquer pessoa a partir dos 60 anos já ser elegível para a vacina, independentemente de ter ou não qualquer patologia.

Estes 40 mil representaram cerca de 15,7 por cento dos 254.600 pedidos de auto agendamento feitos até ao momento, explicou fonte da task force responsável pela vacinação ao mesmo jornal.

O Portal do Auto-Agendamento para Vacinação contra a Covid-19 funciona de forma muito simples. Nesta altura, quem tem 60 anos e ainda não foi vacinado, vai poder escolher o local e a data de vacinação, em função das vagas disponíveis. Caso não haja vagas disponíveis para o local que tiver escolhido, pode optar por ficar em lista de espera ou selecionar outro local.

Mais tarde, será contactado por SMS com mais indicações. Nesta fase, o envio da SMS referida está dependente de o utente não ter sido ainda convocado para vacinação ou não ter contraído Covid-19. No dia agendado, só tem de se deslocar até ao local certo para tomar a vacina, sendo que só precisa de preencher o formulário no pedido de agendamento da primeira dose da vacina.

A vacinação em Portugal começou a 27 de dezembro e já vai mostrando sinais da sua eficácia, não só pela redução de contágios (para a qual também contribuiu o confinamento) mas também pela redução do número de óbitos e infetados entre pessoas de idade mais avançada — precisamente um dos critérios de risco da Covid-19.

Em Portugal já foram administradas quatro milhões de doses de vacinas contra a Covid. Pelo menos 2,9 milhões de pessoas já receberam a primeira dose e um milhão de pessoas já recebeu ambas as doses.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT