saúde

Mais de 70 concelhos em Portugal estão com risco de infeção muito elevado

Os dados revelados pelo jornal “Expresso” são relativos às zonas do País com mais de 120 novos casos por 100 mil habitantes.
A maioria está no norte do País.

No dia em que Portugal atingiu um novo máximo diário de casos de infeção pela Covid-19, o jornal “Expresso” revelou que existem mais de 70 concelhos no País com risco muito elevado de contágio. A conclusão foi feita com recurso a dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A maioria dos mais de 70 concelhos visados ficam a norte de Portugal, mas também existem alguns focos nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, com uma incidência de casos acima das 200 novas infeções. É o caso de Loures, Sintra, Cascais ou Vila Franca de Xira.

Nestes mapas com dados da DGS e do INE, além dos novos casos por cada 100 mil habitantes, é contabilizada a tendência de evolução e ainda a natureza dos surtos. O governo tem conhecimento destes dados, mas não os quis divulgar por recear um efeito negativo.

Na conferência de imprensa desta sexta-feira, a ministra da Saúde, Marta Temido, explicou que estes mapas são usados pelo governo e autoridades de saúde para tomar medidas mais apertadas para algumas localidades, como aconteceu com Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras.

Este sábado, 24 de outubro, Portugal registou um novo recorde diário com 3669 novas infeções pelo novo coronavírus. Houve ainda a lamentar mais 21 mortes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT