Saúde

Mais de metade da população mundial vai sofrer de obesidade em 2035

Estima-se que o número de casos de crianças com excesso de peso aumente para o dobro nos próximos anos.
Os números são assustadores.

Nas últimas décadas, houve um enorme aumento no número de casos de obesidade. Em 1975, os dados já apontavam que cerca de 105 milhões de pessoas tinham excesso de peso. Agora, até 2035, a Federação Mundial de Obesidade estima que que cerca de 51 por cento da população mundial, o que equivale a 4 mil milhões de pessoas, vai ser afetada pela doença.

O relatório foi publicado no âmbito do Dia Mundial da Obesidade, que se celebra este sábado, 4 de março. É revelado ainda que, nos próximos 12 anos, o aumento do número de casos infantis vai duplicar face a 2020, atingindo sobretudo o público feminino.

Espera-se um aumento ainda maior nos países de baixo rendimento, localizados sobretudo na Ásia e em África. Esta estimativa corresponde a nove em cada dez territórios do mundo.

Tendo em conta a epidemia, defende-se a sua prevenção através de medidas “como o Plano Estratégico Nacional para a Redução da Obesidade Infantil, recentemente aprovado em Espanha”, defende a Fundação, citada pela SIC Notícias, a par de outras 200 medidas que pretendem diminuir o índice do excesso de peso em 25 por cento.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT