Saúde

Médica portuguesa ensina truques a doentes Covid-19 para enganarem os testes

Maria Gomes de Oliveira, do grupo "Médicos Pela Verdade", já estará a ser investigada pela Ordem dos Médicos.
Nenhuma destas dicas está comprovada

Uma médica do grupo do Facebook “Médicos Pela Verdade” terá ensinado os seguidores alguns truques para que os testes realizados à doença acusem sempre negativo — mesmo entre aqueles que estão infetados.

De acordo com o “Observador”, Maria Gomes de Oliveira — que pertence a este grupo onde alguns médicos têm mostrado as suas opiniões contra o uso de máscara e a gravidade real da pandemia — terá esclarecido algumas dúvidas através de Telegram. Entre elas constava uma grávida que queria saber o que dia fazer para que o teste à Covid-19 desse negativo e assim os pais pudessem estar sempre com o seu bebé.

Para este caso, a médica terá dito que a melhor forma de eliminar os restos virais das zonas onde o teste é feito (fossas nasais e garganta), bastaria mantê-las sempre bem limpas, ingerir “alimentos frescos e variados com muita fruta e legumes”, fazer jejum antes do exame e repousar. Além disso, aconselhou a lavar bem as fossas nasais imediatamente antes de fazer o teste.

Estas e outras ações de desinformação por parte dos médicos que estão ligados à página já estarão a ser alvo de queixas e análise por parte da Ordem dos Médicos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT