Saúde

Medicamento para a hipertensão vai começar a chegar às farmácias com rótulo espanhol

O folheto informativo do Inderal, em rotura no mercado nacional, está em português.
Fotografia: Tbel Abuseridze no Unsplash.

Quem costuma comprar o Inderal, medicamento importante no tratamento da hipertensão, angina de peito e arritmias cardíacas, pode deparar-se com uma surpresa nas farmácias. Para substituir o remédio, que está em falta no País, o Infarmed autorizou a utilização de um equivalente rotulado em espanhol. A medida é de caráter excecional.

“Atendendo a que os medicamentos Inderal, 10 mg, 20 e 60 comprimidos revestidos, estão em rutura de stock e se tratam de medicamentos fundamentais, o Infarmed autorizou, a título excecional, a utilização do fármaco com rotulagem em língua espanhola, que mantém a comparticipação pelo Serviço Nacional de Saúde”, refere a entidade em comunicado citado pelo “Jornal de Notícias”.

As embalagens do “Propranolol Accord” 10 mg, vão ser fornecidas pelo laboratório de genéricos Accord Healthcare. O folheto informativo, contudo, estará em português. Uma vez que mantém a comparticipação de 69 por cento, as caixas de 50 comprimidos custam 1,55€.

O Inderal, produzido por uma farmacêutica holandesa, é um dos vários medicamentos em rutura no mercado português. Segundo o Infarmed, este cenário de escassez deve-se a problemas no fabrico do medicamento, alheios às entidades nacionais.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT