Cerca de 40 por cento da população mundial sofre de mau hálito, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde. Em Portugal, um estudo realizado em 2022, revelou números ainda piores: 53,5 por cento do grupo analisado pela equipa da Faculdade Medicina Dentária da Universidade de Lisboa demonstrou algum nível de mau hálito. A halitose é um problema transversal a idades e classes sociais. Na maioria dos casos, tem origem em causas orais e não digestivas, como muitos podem pensam.
Claro que algumas doenças — como refluxo gástrico, sinusite, diabetes ou outras condições — podem agravar o mau hálito. O mesmo acontece com o álcool, o tabaco e certos alimentos. Por isso mesmo, à partida, a higiene oral é sempre o primeiro e essencial passo no controlo deste problema que pode gerar graves transtornos sociais.
As escovagens diárias e consultas de higienização regulares são imprescindíveis, mas por vezes pode mesmo ser preciso uma ajuda extra. A pensar neste problema específico, Eludril lançou mais uma opção na sua oferta de elixires orais: o Eludril Breath.
Ao contrário de outras ofertas no mercado, este elixir tem zinco na sua formulação, que já foi comprovado como tendo menos efeitos secundários (como coloração dos dentes), sem deixar de ser um ótimo neutralizador a curto e longo prazo. Com uma ação que neutraliza os compostos que provocam o mau hálito, atua no combate da halitose intra-oral. A este ingrediente junta-se a salsa, que funciona como agente antissético e uma espécie de desodorizante oral. Por exemplo, mastigar salsa depois de uma refeição com muito alho pode fazer maravilhas pelo hálito mesmo de quem não tem halitose.
Já o O-CYMEN-5-OL vai agir como um anti-bacteriano e um anti-inflamatório, sendo assim um componente de Eludril Breath que atua na prevenção. Tudo isto está envolto num aroma refrescante de menta para uma sensação prolongada de limpeza e uma ação protetora até 12 horas.
Eludril conta com mais seis elixires para diferentes tipos de intensidade. O Intense é ideal para aqueles que pretendem uma frescura mais forte e duradoura. Já a versão Protect é um ótimo complemento para a remineralização dos dentes e para aqueles que têm um cuidado extra na sua saúde oral. O Eludril Ortho é também dedicado à remineralização mas ainda o elixir certo para quem tem aparelho ortodôntico. Para branqueamento, a melhor oferta é a do Eludril White, enquanto aqueles que têm gengivas sensíveis devem optar pelo Eludril Gums. Por fim, a opção Sensitive é dedicada a todo o tipo de sensibilidade dentária, sendo o produto mais suave da gama.
Independentemente da escolha, a recomendação é sempre bochechar com este elixir de manhã e à noite todos os dias. O produto pode ser usado por crianças a partir dos 12 anos, com exceção do Eludril Ortho, que pode ser usado a partir dos 10.