saúde

Moderna diz que terá a vacina contra a nova variante no início de 2022

A farmacêutica norte-americana afirma que é importante desenvolver um novo fármaco eficaz contra a Ómicron.
Se for preciso, a Moderna tem a vacina pronta no início do próximo ano.

A Moderna já está a trabalhar numa nova vacina contra a Covid-19. O objetivo é criar uma fórmula que seja eficaz contra a Ómicron, a nova variante que está a preocupar as autoridades de saúde mundiais. Primeiro, a farmacêutica norte-americana está a testar a atuação da fórmula já existente nesta estirpe e perceber que alterações têm de ser feitas.

“Se tivermos de criar uma vacina completamente nova, isso será no início de 2022”, disse Paul Burton, da Moderna, numa entrevista à BBC. Desde a passada quinta-feira, 26 de novembro, que existe um grupo de trabalho focado nesta mutação.

Nas próximas semanas, será possível perceber a eficácia do fármaco que atualmente está ser comercializado. A Moderna explicou que a quantidade de mutações que se têm verificado é preocupante e que irá realizar testes com várias doses de reforço.

Também a Pfizer e a Johnson & Johnson começaram a fazer ensaios com as suas vacinas para perceberem como reage a esta variante. A britânica AstraZeneca disse que antes de desenvolver um novo produto, irá igualmente testar o que já tem no mercado.

A Ómicron já foi identificada em vários países. Esta segunda-feira, 29 de novembro, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge confirmou 13 casos em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT