Saúde

Moderna já pode vender a vacina contra as novas variantes de Covid-19 na Europa

O número de infetados tem aumentado nas últimas semanas e os especialistas pedem à população que se vacine.
Os casos têm aumentado.

A Comissão Europeia autorizou, esta sexta-feira, 15 de setembro, a comercialização de uma nova versão da vacina Spikevax contra a Covid-19. Esta é a terceira adaptação do fármaco da Moderna e já vai poder ser usada na próxima campanha de vacinação, que está prestes a arrancar na Europa.

A Spikevax XBB.1.5 responde às novas variantes do coronavírus e foi autorizada após um processo acelerado para conseguir a autorização, face ao crescente número de casos de infeção. No passado dia 7 de setembro, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) já tinha alertado para o aumento da transmissão do vírus na Europa.

Estes dados levaram a que esta quinta-feira, 14 de setembro, a Organização Mundial da Saúde (OMS) insistisse na necessidade do reforço da vacinação, face ao aparecimento de novas variantes virais.

Maria Van Kerkhove, líder técnica da resposta à covid-19 na OMS, frisou que os idosos “são grupos críticos” que necessitam das doses de reforço para “prevenir a doença grave e a morte”. A responsável sublinhou que em vários países da América e da Europa estão a aumentar as hospitalizações e os internamentos em unidades de cuidados intensivos.

Em Portugal, está a aproximar-se a nova campanha de vacinação contra a Covid-19 em simultâneo com a da gripe sazonal. Este ano, além da imunização gratuita para pessoas a partir dos 60 anos, os utentes de grupos prioritários vão poder vacinar-se gratuitamente nas farmácias e nos centros de saúde. A campanha arranca a 29 de setembro.

Leia também este artigo da NiT para saber o que tem de fazer para se inscrever.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT