Saúde

Morreu bebé de quatro meses com Covid-19 em Portugal

É a vítima mais nova no País. Estava internada no hospital Dona Estefânia.
Bebé tinha patologia de nascença.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) divulgou esta quarta-feira, 19 de agosto, os números das últimas 24 horas da Covid-19 em Portugal. Há mais 253 casos confirmados e duas mortes a registar, ambas na região de Lisboa e Vale do Tejo. Entre as vítimas mortais está uma criança de quatro meses de idade.

A criança em causa estava internada no Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, confirmou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa. Trata-se de uma menina que teria uma patologia congénita de nascença, uma cardiopatia “muito grave”, explicou a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas. O outro óbito nas últimas 24 horas foi de um homem de 80 anos no Centro Hospitalar do Barreiro/Montijo.

A responsável máxima da DGS adiantou que a criança terá sido contagiada em contexto familiar. A Covid-19, combinada com a patologia anterior, terá causado “uma miocardite”. Graça Freitas explicou ainda que a causa da morte foi um “choque séptico” mas que foi classificada como uma morte por Covid-19.

Os casos de crianças vítimas mortais devido a complicações de Covid-19 são raros a nível mundial. Os números em Portugal refletem isso mesmo, com a faixa etária mais afetada a ser a dos adultos com mais de 80 anos, seguida da faixa etária entre os 70 e 79 anos de idade.

No total, os casos confirmados desde o início da pandemia em Portugal ascendem aos 54.701 e os óbitos são 1.786. Há 69 lares no País com casos positivos do novo coronavírus.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT