Um total de 37 urgências, de norte a sul do País, estarão com constrangimentos devido à falta de médicos entre 19 e 25 de novembro. Os dados foram divulgados esta sexta-feira, 17 de novembro, pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As especialidades de pediatria, ginecologia e obstetrícia e cirurgia geral são as mais afetadas. No entanto, há também hospitais — como o Garcia de Horta, Guarda e Leiria — em que Via verde coronária não estará a funcionar durante este período.
“A indisponibilidade manifestada por um número relevante de médicos para a realização de trabalho extraordinário, em função do elevado esforço a que têm estado sujeitos, coloca em causa o atual modelo de funcionamento dos serviços de urgência, tornando necessária uma reorganização da resposta, para assegurar o acesso, defender a equidade, manter a segurança e promover a eficiência no contexto da prestação de cuidados urgentes e emergentes”, adianta o SNS.
A direção-executiva pede a todos os pacientes que contactem a Linha de Saúde 24 antes de se dirigirem às urgências. A entidade recomenda aos cuidados de saúde primários que se reorganizem e que assegurem atendimento não programado, nomeadamente para doentes agudos.
A lista completa dos hospitais que terão constrangimentos nas urgências pode ser consultado no site do SNS.