Saúde

Naiara caiu de bicicleta. Foi ao hospital de Faro, teve alta e voltou com uma necrose

A menina de 7 anos está à espera de ser operada. A mãe quer processar a unidade hospitalar por negligência.

Naiara tem 7 anos, caiu da bicicleta e magoou-se no pé direito. O que parecia ser uma simples ferida acabou por se tornar em algo bem mais grave. A mãe acusa o Hospital de Faro de negligência.

Na passada terça-feira, 28 de março, a miúda deu uma queda a andar de bicicleta e foi levada às urgência do Hospital de Faro. Depois de observada por uma equipa de ortopedia, foi feito um raio-X.  Confirmaram que o pé não estava partido e foi pedida uma consulta de cirurgia.

“Quando a médica chegou, olhou para o pé da minha filha e perguntou o que queriam que ela fizesse. Recomendou limpar bem a ferida e fazer o curativo de dois em dois dias”, disse Janete Serrano, mãe de Naiara, em declarações à TVI.

Tal como foi prescrito, dois dias depois dirigiram-se ao centro de saúde de Olhão para fazerem o curativo da ferida. Em apenas 48 horas, o ferimento tinha-se agravado e Naiara foi encaminhada novamente para a urgência dos Hospital de Faro.

“A médica, ao ver as fotos do pé da minha filha, ficou em ‘choque’ e pediu logo ajuda aos colegas da cirurgia da urgência porque não havia cirurgia infantil naquele dia [quinta-feira, 30 de março] no Hospital de Faro. O colega da cirurgia ficou ‘chocado’ com a situação em que se encontrava o pé da minha filha e com o trabalho da colega”, contou Janete ao jornal “Postal”.

Os clínicos explicaram à algarvia que a filha tinha uma necrose no pé e, por isso, teria de ficar internada para depois ser operada para remoção dos tecidos mortos. No entanto, o procedimento só deverá ser realizado na próxima segunda-feira, 3 de abril, por falta de médicos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT