Saúde

Nasceu um bebé com anticorpos contra a Covid-19

É o primeiro caso conhecido em todo o mundo. Aconteceu nos Estados Unidos.
É inédito.

Esta terça-feira, 16 de março, foi conhecido um caso que está a impressionar os especialistas. Na Flórida, nos Estados Unidos, nasceu um bebé com anticorpos contra a Covid-19 — o primeiro caso de que há conhecimento.

Como explica o “The Guardian”, a mãe do bebé é uma profissional de saúde que foi recebeu a primeira dose da vacina da Moderna quando estava grávida de 36 semanas, em janeiro. Três semanas depois, nasceu uma menina “vigorosa e saudável”.

Paul Gilbert e Chad Rudnick, dois pediatras, revelam que, após análises ao sangue da bebé, a partir do cordão umbilical, foram detetados anticorpos. “Há potencial para proteção e redução do risco de infeção de Sars-CoV-2 com a vacinação materna”, defendem.

“Daquilo que temos conhecimento, este foi o primeiro caso registado em todo o mundo de um bebé a nascer com anticorpos após a vacinação da mãe”, disse Paul Gilbert, citado pelo jornal britânico.

No entanto, os médicos dizem ser necessárias mais investigações para perceber se as crianças ficam realmente protegidas pelos anticorpos transmitidos pelas mães.

Por isso, os dois pediatras pedem a outros investigadores que “criem registos de gravidez e amamentação e que conduzam estudos sobre a eficácia e a segurança das vacinas contra a Covid-19 em mulheres grávidas ou que estão a amamentar”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT