O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) admite que poderá ser necessário um reforço da vacina da Janssen. Foi a própria agência que admitiu essa possibilidade num tweet ao final de terça-feira, 24 de agosto.
A vacina da Janssen é a única vacina de dose única a ser administrada em Portugal mas nos EUA já se estuda a possível necessidade de uma segunda dose de reforço.
Na publicação no Twitter, o CDC considera que “é provável que necessite de uma dose de reforço”, à imagem do que está a acontecer já com outras vacinas. Apesar de tudo, será ainda necessário “recolher mais dados antes de ser tomada uma decisão”.
People who received Johnson & Johnson’s (J&J) #COVID19 vaccine will likely need a booster dose too.
Health officials will keep looking at all the data to make a decision on J&J boosters.
More: https://t.co/77CTFuJFcO. pic.twitter.com/Sq2yC2wc6v
— CDC (@CDCgov) August 24, 2021
Em Portugal a possibilidade de um reforço da Janssen ainda não foi levantada mas já na terça-feira foi revelado que a Direção-Geral da Saúde pondera também uma terceira dose para casos específicos.
Admite-se que cerca de cem mil pessoas poderão ser abrangidas pela terceira dose de vacinação contra a Covid-19, com o reforço a direcionar-se em particular para casos de imunodeprimidos ou doentes que estejam a fazer um tratamento específico que os deixe mais vulneráveis ao impacto da Covid-19.