Saúde

DGS quer mais médicos a prescrever exercício físico

O sedentarismo e a obesidade infantil têm vindo a agravar-se em Portugal.
A falta de exercício físico é um grave problema.

Os portugueses fazem cada vez menos exercício. Em 2023, Portugal foi o pior classificado entre os 27 Estados-membro da União Europeia. De acordo com os relatórios lançados pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), 45 por cento da população praticava menos de 150 minutos de atividade física por semana — não cumprindo os critérios mínimos da OMS para um regime saudável. 

Na esperança de combater essa tendência, a Direção-Geral da Saúde lançou uma recomendação aos médicos de família para que passem a prescrever a prática de exercício aos utentes. 

A DGS pretende ter um registo mais amplo sobre os dados da prática de atividade física que passe a abranger a população com menos de 15 anos. Atualmente, apenas três por cento dos adultos têm acesso a essa informação no sistema informático do SNS. Embora a orientação tenha já sido dada aos centros de saúde, os profissionais garantem já registar vários parâmetros e que o tempo que têm por consulta não é o suficiente.

Admitem reconhecer que os registos no SNS sejam importantes para traçar estratégias, mas afirmam também que a mensagem tem sido passada aos pacientes, sugerindo assim uma alternativa mais viável. 

“Pedimos que o registo seja mais facilitador e que seja feito pelo próprio utente. Que estes facilitem a nossa atividade e que não sejam demasiados exigentes para aquilo que é a nossa prática clínica”, explicou António Luz Pereira, o vice-presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral Familiar, à SIC. 

De acordo com o estudo COSI Portugal, em 2022, cerca de 31,9 por cento das crianças portuguesas apresentam excesso de peso e a prevalência aumenta com a idade. Já 13,5 por cento das crianças sofrem de obesidade infantil, sendo que o problema tem mais expressividade nos rapazes do que nas raparigas.  

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT