Saúde

A nova máscara 2 em 1 que protege e identifica a presença do novo coronavírus

Enquanto a vacinação prossegue, vão surgindo novos projetos que podem dar uma ajuda contra a propagação do vírus.
Ainda é protótipo mas pode ter vários usos.

A prevenção contra a Covid-19 levou a que um acessório em particular passasse a fazer parte da nossa rotina diária. Falamos das máscaras, uma proteção extra para evitar a propagação do vírus. Mas uma nova máscara promete fazer mais.

Um grupo e investigadores da Universidade Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tem estado a trabalhar numa máscara que, além da tradicional proteção, é capaz de detetar diferentes vírus, incluindo o SARS-CoV-2, que origina a Covid-19.

O projeto ainda está numa fase inicial mas os primeiros resultados parecem ser promissores, como deu conta a própria equipa que está a desenvolver o projeto, num trabalho publicado online pela revista “Nature”, na segunda-feira, 28 de junho.

Na fase mais recente, esta equipa de investigadores já tem vindo a testar os sensores da máscara para a deteção da Covid-19 numa amostra de saliva. Numa primeira fase, os sensores foram desenvolvidos para o diagnóstico do vírus Ébola, mas o plano passa por expandir a ideia.

A equipa liderada por James Collins, professor de engenharia médica e Ciência no MIT tem combinado o desenvolvimento de tecnologias de biossensores com o da tecnologia wireless e acredita que o seu protótipo pode ser usados não apenas em máscaras faciais, como também em outros equipamentos de proteção individual, permitindo monitorizar a exposição ameaças virais.

Collins afirma que os sensores só precisam de identificar um pequeno segmento da sequenciação de genoma de um vírus para detetar a presença do vírus. “Os hospitais poderiam usá-lo para quando os pacientes entram na sala de espera” como uma espécie de triagem para quem está infetado. Caso o biossensor sinalize alguém infetado, os resultados seriam exibidos apenas na parte interna, garantindo a privacidade dos pacientes. Nesta altura o protótipo está ainda a ser afinado em termos tecnológicos mas também de design.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT