Seja qual for a idade ou fase de vida, quando as borbulhas aparecem, pensamos em tudo para nos livrarmos delas. Face ao desespero, acabamos por recorrer a todas as mezinhas que fomos ouvindo ao longo da vida. Quando nada disto resulta, passamos para os truques virais que vemos a nascerem online. O mais recente consiste em massajar o rosto com cubos de gelo e tomilho.
A acne é uma doença de pele que surge quando as glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo) ficam inflamadas ou infetadas dando origem às temidas borbulhas e até pequenos quistos sebáceos. Está muito associada à adolescência, mas nem sempre aparece nesta altura da vida. Muitos adultos entre os 30 e os 40 anos podem até ter mais borbulhas do que tinham aos 15. Estima-se que cerca de 90 por cento da população mundial seja afetada, pelo menos uma vez na vida, pelo acne. A doença é para muitos uma preocupação constante, independentemente da idade.
Esta condição tem muito impacto na auto-estima, daí o recurso, por vezes irrefletido, a qualquer truque que pareça minimamente eficaz para liquidar os inestéticos pontos brancos. O truque, que se tornou viral nas últimas semanas nas redes sociais, consiste em esfregar cubos de gelo com tomilho em todo o rosto para acalmar a inflamação.
Gelo com tomilho é a solução para o acne?
Se ainda não sabe do que estamos a falar, eis o que a tendência implica: criar os cubos de gelo com infusão de tomilho. Basta ferver a água e deitar algumas folhas da erva. Deixa repousar e depois escoa a mistura e coloque-a num recipiente para cubos de gelo. O objetivo é depois massajar a pele do rosto com os cubos de gelo, na esperança de que o tomilho ajude a tratar ou a diminuir as borbulhas.
Os vídeos partilhados no TikTok com esta tendência reúnem milhares de visualizações, mas se está disposto a tentar, saiba que “não vale a pena”. Quem o diz é a dermatologista Ana Moreira, da clínica Allure, no Porto.
Além de ser uma erva comum para adicionar às receitas, o tomilho tem na realidade alguns grandes benefícios anti-inflamatórios e antibacterianos para o corpo. Portanto, não é de admirar que esteja a ser transportado para um tratamento dermatológico. Porém, “não há nenhuma evidência científica neste tratamento”, diz à NiT a especialista em dermatologia.
Ainda assim, a dermatologista salienta que pode ser benéfico massajar o rosto com pedras de gelo, desde que seja feito com os cuidados devidos. “A crioterapia traz muitas vantagens para a pele. Mas no caso do acne, apesar de ajudar a inflamar, o efeito visual será temporário e instantâneo, porque não é a solução para eliminar a bactéria que causa esta condição dermatológica”.
Ana Moreira destaca ainda que é preciso ter cuidado para evitar as queimaduras pelo frio. Em peles que tenham rosácea, por exemplo, o efeito pode ser contrário ao desejado.
Como deve realmente tratar a acne
A chave para tudo é a prevenção. Manter uma rotina de cuidados com a pele, especialmente nos que dizem respeito à limpeza (e sobretudo àquela sujidade que não se vê) ajuda a evitar as borbulhas. A poluição e o excesso de sebo são os dois principais fatores para o aparecimento e agravamento da acne.
O especialista em dermatologia recomenda uma limpeza diária com um gel de limpeza, a colocação de um hidratante e protetor solar de manhã, para evitar as manchas e melhorar o aspeto da pele. À noite, é importante remover a maquilhagem, fazer novamente uma limpeza com gel e, se for o caso, aplicar o tratamento prescrito pelo médico para a acne.