Saúde

Nova variante do coronavírus detetada em Portugal. Chegou à Madeira através do Reino Unido

Ainda não se sabe o número de casos. Foi identificada num rastreio feito no aeroporto da Madeira.
Caso detetado em rastreio no aeroporto.

Já foi detetada em Portugal a nova variante do SARS-CoV-2. Não se sabe ainda o número específico de casos mas a estirpe foi detetada em amostras recolhidas no aeroporto Cristiano Ronaldo, na Madeira, em viajantes provenientes do Reino Unido.

A revelação de que a imprensa nacional dá conta foi feita pela Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira. “Na sequência da análise genética pedida pela Direção Regional de Saúde ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge a uma amostra de alguns casos positivos detetados na RAM [Região Autónoma da Madeira], foi confirmada a presença da nova estirpe do vírus do Reino Unido na Madeira”, adiantava uma nota divulgada, que realçava ainda o papel do Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira na identificação de novos casos.

Recorde-se de que foi a 15 de dezembro que o ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, revelava publicamente a descoberta de uma nova variante do vírus no país, a VUI-202012/01. Ao longo das últimas semanas a nova estirpe tem sido estudada por cientistas e identificada noutros países, nomeadamente na Europa.

Esta estirpe do novo coronavírus tem sido apontada como ainda mais contagiosa. Estes primeiros casos conhecidos este domingo, 27 de dezembro, coincidem com o início do plano de vacinação em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT