Saúde

Nova variante da Covid-19 pode ser confundida com uma constipação normal

Dor de cabeça e pingo no nariz são os sintomas mais comuns da Delta, o que pode explicar o aumento de contágios nas últimas semanas.
São conclusões desta segunda-feira.

Um estudo de sintomatologia realizado no Reino Unido através de respostas numa app revelou que os sintomas da nova variante do coronavírus podem ser confundidos com uma constipação normal. Tosse, febre e perdas de olfato e paladar já eram algumas das reações mais comuns à variante Delta, originalmente detetada na Índia.

Além dos sintomas que já eram conhecidos, o Covid Symptom Study, promovido pela empresa de investigação científica Zoe, mostrou ainda que podem surgir dores de garganta, dores de cabeça e pingos no nariz. Segundo os investigadores, as semelhanças com os sintomas de uma constipação podem estar na origem do aumento de contágios.

Esta segunda-feira, 11 de junho, Tim Spector disse em entrevista à “BBC” que ficar infetado com esta estirpe pode parecer-se com “uma constipação mais forte” para os doentes mais jovens. No entanto, o responsável pela aplicação móvel reforçou que, embora os sintomas pareçam leves, os mais novos podem ser na mesma fontes de contágio.

Desde o início de maio, a equipa tem vindo a observar que os principais sintomas estão a mudar. Inicialmente, estes eram a tosse, febre e perda de paladar e olfato. No decorrer das últimas semanas, este último já não aparece entre os dez sintomas principais da Delta.

Tim Spector explicou ainda que esta variante parece estar a funcionar de uma forma “ligeiramente diferente” das outras por ser agora prevalente e responsável por cerca de 90 por cento dos novos casos de infeção no Reino Unido. O perigo é mesmo o facto de parecer uma constipação: os doentes mantêm o seu dia-a-dia normal, podendo contagiar cerca de seis pessoas sem o saberem.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT