saúde

Nova variante do coronavírus faz disparar número de casos no Reino Unido

A Agência de Segurança Sanitária do país diz estar atenta à evolução da pandemia. Infeções estão num novo máximo desde julho.
Os casos têm vindo a aumentar.

A nova variante do coronavírus — conhecida como AY.4.2 — está a alastrar-se no Reino Unido. As autoridades sanitárias acreditam que esta é uma mutação da delta. A Agência de Segurança Sanitária britânica diz estar atenta mas preocupada com o evoluir da pandemia, numa altura em que o número de infeções atinge um novo máximo no país desde julho de 2021.

“Uma mutação da variante delta, designada de AY.4.2, mostra estar em expansão em Inglaterra”, explicou a agência. A comunidade científica ainda está a tentar perceber as diferenças entre as duas variantes. Os cientistas procuram estabelecer se a 4.2 é mais contagiosa ou não, que a delta e o que está na sua origem.

Os dados apresentados, do final de setembro, apontam que seis por cento dos novos casos são relativos à variante AY.4.2. Os novos contágios têm vindo a aumentar e as autoridades mantêm-se atentas a esta recente evolução da doença.

No Reino Unido, desde o início da pandemia, já se registaram mais de oito milhões de casos e 139 mil mortes associadas à doença.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT