saúde

Nova variante Ómicron chegou a Portugal — foram identificados 13 casos

O Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge confirmou os resultados. São todos jogadores da Belenenses SAD.
São todos elementos da Belenenses SAD.

A nova variante da Covid-19 já foi identificada em Portugal. Esta segunda-feira, 29 de novembro, o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) confirmou a existência de 13 casos positivos da Ómicron no País. Todos estão relacionados com infeções dos jogadores da Belenenses SAD.

“Os ensaios preliminares sugerem, fortemente, que todos os 13 casos associados aos jogadores da Belenenses SAD estejam relacionados com esta nova variante de preocupação”, explica o INSA em comunicado, aqui citado pelo “Notícias ao Minuto”.

“O INSA iniciou, desde já, a sequenciação do genoma para confirmação final destas infeções, no entanto, o valor preditivo dos ensaios já realizados é muito elevado”, continua. As autoridades de saúde determinaram o isolamento profilático dos contactos deste surto que foi identificado.

Foram ainda analisados passageiros de um voo que chegou de Maputo na passada sexta-feira, 27 de novembro, mas não foram registados casos positivos com esta variante. Houve duas pessoas confirmadas com a infeção, um deles com a variante Delta, o outro sem que se tenha conseguido identificar a mutação em causa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT