Saúde

Novo recorde: mais de 150 mil pessoas foram vacinadas em Portugal esta terça-feira

É o segundo dia consecutivo com maior número de vacinados, depois das 141 mil doses inoculadas na segunda, dia 5 de julho.
País acelerou vacinação.

As filas à porta dos centros de vacinação cresceram, os tempos de espera aumentaram, mas parece que esta estratégia está a dar resultado no objetivo definido pela task force para acelerar o processo de vacinação no nosso País. De acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido, só esta terça-feira, 6 de julho, foram vacinadas mais de 150 mil pessoas.

O número — 154.600 doses inoculadas de acordo com a task force de vacinação — representa um recorde desde o início do processo, depois de, ainda na segunda-feira de ter registado um outro recorde, com mais de 141 mil pessoas vacinadas. Contas feitas, no espaço de dois dias, foram vacinadas 290 mil pessoas entre primeira e segunda dose. 

Os dados agora revelados mostram que, apesar do incómodo causado pelas longas filas de espera, o processo de vacinação parece mesmo estar a acelerar. 

Sobre esta questão, o primeiro-ministro, António Costa, já tinha admitido a existência de “condições mais incómodas” durante estas duas semanas, mas pediu aos portugueses paciência. Tudo porque, assegurou, estas filas se devem ao esforço que está a ser feito para “enfrentar esta difícil pandemia”.

“Estamos mesmo a enfrentar uma quarta vaga e não podemos relaxar. A situação exige que aceleremos o processo de vacinação e vai ser feito um esforço muito grande nas próximas duas semanas, com condições que serão mais incómodas para quem se vacina, mas que reforçará a segurança de todos e particularmente aqueles que vão ver mais rapidamente alcançada a segunda dose”, explicou António Costa na terça-feira.

Neste momento, mais de um terço dos portugueses já completaram a vacinação contra a Covid-19. Segundo o relatório semanal da evolução do programa de vacinação, divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS) esta terça-feira, dia 6, estão totalmente vacinadas 3.720.680 pessoas (o que equivale a 36 por cento da população), um aumento de quatro pontos percentuais em relação à semana passada. Quanto ao número de pessoas que iniciaram a vacinação — isto é, já receberam a primeira dose da vacina — são 5.740.87, o que corresponde a 56 por cento da população.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT