Saúde

Há um novo tipo de máscara que permite diagnosticar casos de Covid-19

Basta usar a máscara normalmente e, hora e meia depois, já tem o resultado.
Pode mudar tudo.

A primeira fase foi de produção em massa. Quando a Organização Mundial de SAúde aconselhou o uso de máscara nas mais diversas situações, os países lançaram-se numa corrida às máscaras.

Com o tempo, aumentou a produção de máscaras, têxteis e cirúrgicas, e estas passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Hoje em dia há mais e melhores opções, além de uma série de opções em que o estilo se associa à proteção. É altura de entrarmos na fase seguinte.

As máscaras tornaram-se ao longo do último ano uma área de estudo e entre os novos projetos a caminho há um que está a chamar a atenção, desenvolvido pelo Wyss Institute, de Harvard.

A ideia começou a ser desenvolvida ainda durante a primeira vaga. Nesta fase, já passou a fase de testes e espera a aprovação da FDA, o regulador da área de saúde norte-americano.

Esta nova máscara desenvolvida por cientistas promete manter os níveis de segurança de qualquer máscara recomendada com um upgrade especial: basta a pessoa usar a máscara normalmente, que as gotículas serão analisadas automaticamente. Ao fim de 90 minutos será possível ter o resultado de um teste que confirma ou não a presença do vírus da Covid-19 naquelas gotículas.

Peter Nguyen, investigador e bioquímico que lidera o projeto, explica ao “Wall Street Journal” que conseguem “igualar a atual tecnologia de testagem do vírus”. Os testes foram feitos com um simulador que imitava a respiração de um ser humano. Segundo o investigador, o sistema de testagem que integraram na máscara com índices de fiabilidade ao nível dos testes RT-PCR. O resultado é apresentado num sistema simples de uma ou duas linhas. semelhante, por exemplo, ao de um teste de gravidez.

Esta inovação é apenas uma das apostas multidisciplinares que têm estado a ser levadas a cabo naquele instituto como forma de ajudar no combate à propagação da Covid-19. Ainda não se conhece como será o design final desta nova máscara.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT