Saúde

Novo truque para emagrecer envolve ser hipnotizado e uma banda gástrica a fingir

É descrita como uma banda gástrica virtual, com os efeitos da cirurgia tradicional — mas sem o risco, o desconforto e o custo.
Ficará com menos fome.

Perder peso é uma das principais dificuldades que muitas pessoas enfrentam. Os números da obesidade continuam a subir em todo o mundo, principalmente devido às más escolhas alimentares. Os envolvidos em processos de emagrecimento optam por formas diferentes de atingir o objetivo: enquanto uns lutam diariamente para cumprir dietas rigorosas e praticar exercício físico, outros recorrem à cirurgia da banda gástrica para resultados mais rápidos.

Apesar destas duas técnicas serem as mais usuais, existe uma terceira a ganhar algum destaque em Portugal: a banda gástrica virtual. Filipa Lemos de Gusmão explica à NiT que esta terapia é uma alternativa não invasiva e 100 por cento segura à tradicional cirurgia. 

A banda gástrica é um dos procedimentos cirúrgicos de tratamento da obesidade — potencia a perda de peso através da colocação de um elástico à volta do estômago, fazendo com que este órgão fique mais pequeno e que atinja mais rapidamente a sensação de saciedade.

A chamada banda gástrica hipnótica não envolve a introdução do organismo de nenhum objeto estranho: é uma forma de hipnoterapia que tem como objetivo corrigir hábitos alimentares nocivos usando o poder da mente subconsciente. Ao mesmo tempo, contribui para que a pessoa se sinta saciada mais depressa do que normalmente se sentiria. Ou seja, “utilizando tecnologia hipnótica de ponta, esta banda gástrica virtual proporciona os mesmos efeitos benéficos que seriam experimentados com a tradicional cirurgia, mas sem o risco, o desconforto e o custo da mesma”, afirma a terapeuta.

Filipa refere ainda que a taxa de sucesso desta terapia é superior a 90 por cento e “é uma forma muito segura de perder peso porque não depende da força de vontade e de dietas”. Funciona como se fosse uma intervenção cirúrgica, sob hipnose, mas é apenas para convencer a mente de que a cirurgia está a acontecer. Essa mensagem é dada à mente subconsciente — aquela que controla todas as nossas ações.

“A pessoa fica realmente convencida de que tem uma banda gástrica e passa a acreditar que tem muito menos fome e que precisa de comer bastante menos”, diz Filipa Gusmão. Começará imediatamente a ingerir porções muito mais pequenas e a fazer escolhas mais saudáveis. “A partir da segunda semana começa a notar a diferença e a perder peso de forma saudável e sustentada”, acrescenta.

Cada consulta demora cerca de uma hora e meia, no entanto, é necessário que seja feita uma gravação que “a pessoa tem de ouvir forçosamente todos os dias” para funcionar como reforço da hipnoterapia. Porque a nossa mente aprende por repetição. Normalmente não são necessárias mais sessões, mas as gravações podem ser sempre ajustadas para melhorar os resultados.

Todas as sessões são online e têm um custo de 180€, sendo que se quiser apenas a gravação passa a pagar 85€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT