Saúde

O autoagendamento da vacinação vai voltar a ficar disponível para maiores de 18 anos

A Task Force que informou ainda que a marcação exclusiva para jovens dos 16 aos 17 anos termina esta sexta-feira, às 23h59.
As restantes faixas etárias já não vão ter mais de esperar.

O autoagendamento da vacinação contra a Covid-19 vai voltar a ficar disponível para os portugueses com mais de 18 anos a partir deste sábado, 7 de agosto. A informação foi avançada esta quinta-feira pela Task Force, que suspendeu desde terça-feira, 3 agosto, o processo de vacinação para adultos com o objetivo de dar prioridade total aos jovens entre os 16 e os 17 anos no agendamento da vacina. 

Durante os últimos dois dias, os jovens com estas idades puderam aceder o autoagendamento da vacinação, que tinha vagas disponíveis para os dias 14 e 15 de agosto. Segundo a Task Force, esta medida pretendia que os jovens, ao serem imunizados neste período de tempo, tivessem margem para, antes do início do ano letivo, terem completado a vacinação com a segunda dose.

No entanto, a entidade responsável pela vacinação contra a Covid-19 em Portugal refere que “o autoagendamento exclusivo para os utentes dos 16 aos 17 anos de idade, para vagas disponíveis no fim de semana de 14 e 15 de agosto, terminará às 23:59 de 6 de agosto. O autoagendamento para utentes com idades iguais ou superiores a 18 anos voltará a estar disponível a partir de 7 de agosto”.

Recorde-se que o portal do autoagendamento entrou em funcionamento a 23 de abril para pessoas com 65 ou mais anos. Desde então, tem ficado disponível gradualmente para as faixas etárias seguintes. No dia 28 de julho, as pessoas com mais de 18 anos passaram a fazer da lista do autoagedamento. Uma semana depois foi a vez de os jovens dos 16 aos 17 anos integrarem esta lista.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT