Conhecido por atenuar as linhas finas no rosto, as rugas de expressão na testa ou os chamados “pés de galinha” no contorno dos olhos, o botox (toxina botulínica) é uma substância injetável que paralisa os músculos. É muito procurada a nível estético, por quem quer reduzir os primeiros sinais de envelhecimento, mas também a nível de saúde, em tratamentos contra a enxaqueca, por exemplo.
“É uma toxina, que, quando utilizada em pequenas doses, não é nociva. Faz a neuromodulação dos músculos, provocando o relaxamento da pele”, explica Isabel Hermenegildo, membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética. A sua utilização tem, no entanto, vindo a diversificar-se, sendo hoje usado para fins inusitados.
Esquecendo o rosto, a moda passa agora por injetar botox na planta dos pés. O motivo? Conseguir aguentar mais tempo em cima de saltos altos. A técnica é apontada como uma forma de diminuir o cansaço e a dor nos pés, bastante comuns no uso prolongado deste tipo de calçado.
À NiT, a médica afirma que observou um aumento de popularidade deste procedimento a partir de 2016 e, desde então, a prática está tem vindo a ganhar maior expressão entre as tendências estéticas.
Com a hashtag “Footbotox”, vários utilizadores têm recorrido ao TikTok para partilhar as suas experiências neste processo, com vídeos que incluem profissionais a demonstrar como se faz.
@sekitapilch “High Heels Botox” to zabieg polegający na wstrzykiwaniu toksyny botulinowej (botoksu) w okolice stóp, mający na celu zmniejszenie bólu i dyskomfortu związanego z noszeniem wysokich obcasów. Procedura ta zyskuje na popularności wśród osób regularnie noszących buty na wysokim obcasie, które doświadczają dolegliwości bólowych stóp. Mechanizm działania: Botoks działa poprzez blokowanie sygnałów nerwowych do mięśni, co prowadzi do ich czasowego rozluźnienia. W przypadku stóp, wstrzyknięcie botoksu w określone mięśnie może zmniejszyć napięcie i skurcze, co przekłada się na redukcję bólu podczas noszenia obcasów. Wskazania do zabiegu: 👣Regularne noszenie wysokich obcasów powodujące ból stóp. 👣Nadmierne napięcie mięśniowe w stopach. 👣Powstawanie modzeli i odcisków w wyniku noszenia obcasów. 👣Nadpotliwość stóp. Zapraszam na konsultacje Gorzów Wlkp 695 017 687 Wrocław 507 088 994 Szczecin 506 615 971 #highheels #highheelsbotox #heels #medycynaestetyczna #botox #sekitapilch #akademiamsp
Isabel Hermenegildo esclarece que, quando se fala de fins puramente estéticos, a utilização do botox conta com um número limitado de locais do corpo onde pode ser administrado. Para a especialista, os pés são um local “off the label”, ou seja, que não encaixam em nenhum dos propósitos, no entendimento dos regulamentos médicos.
A médica adianta que esta prática de aplicar botox para aguentar mais tempo em cima dos stilettos funciona “porque anula a contratura muscular, que é aquilo que causa a dor quando se utilizam saltos altos. Os músculos contraem para dar mais suporte ao pé, magoando os tecidos”.
Este tipo de procedimento, segundo a profissional, requer um mínimo de 30 unidades, referindo, ainda, que o efeito da toxina botulínica dura entre “quatro a seis meses, dependendo da quantidade administrada”.
Esta quantidade vai, depender, porém, de diversos fatores, como “a densidade do músculo, o metabolismo do paciente, ou o peso corporal, que vai ser distribuído nos pés”, afirma. Outra particularidade relevante é o número de áreas onde a toxina terá de ser injetada, já que são definidos alguns pontos chave, que variam de pessoa para pessoa.
Isabel Hermenegildo afirma não existirem riscos preocupantes ou a longo prazo, apontando apenas que “pode acontecer um relaxamento excessivo da estrutura, que resulta em falta de força no pé”.
Contudo, ressalva um eventual problema para quem é mais sensível: “este procedimento é muito doloroso, porque são usadas agulhas na planta do pé, que consegue ser bastante rija e difícil de perfurar”.
O preço varia consoante a clínica, a marca utilizada e a quantidade necessária. Habitualmente, o valor está entre 200 e 500€.