Subscreva a nossa newsletter para receber as melhores sugestões de lifestyle todos os dias.

Saúde

O chá que ajuda a curar a gripe e a baixar a febre — e que pode ser feito em casa

Muito provavelmente, não é aquele em que está a pensar. A NiT e a nutricionista Sónia Marcelo explicam-lhe tudo.
Recebe muitos elogios.

O chá de limão é consumido durante todo o ano, mas torna-se especialmente popular nos meses de outono e inverno. Esta bebida é vista como milagrosa para ajudar a curar gripes e os sintomas associados, no entanto, não é a melhor versão para esse objetivo.

Já ouviu falar do sabugueiro? É um arbusto com flores brancas e bagas pretas. O seu nome científico é sambucus nigra, mas também há quem o conheça como “mestre-joão”. Designações à parte, o que deve saber é que esta flor pode ajudá-lo a criar um chá muito eficaz.

Esta planta nativa da Europa, Norte de África e Ásia Ocidental Central tornou-se famosa nos últimos três anos, particularmente quando Meghan Markle contou à “Vogue” que a usava com regularidade nas suas receitas, desde coberturas de bolos a bebidas.

A duquesa de Sussex gosta tanto desta planta que até a incluiu no seu bolo de casamento com o Príncipe Harry, em 2018. Para sermos mais precisos, usou um creme de manteiga com xarope de flor de sabugueiro.

Curiosidades à parte, a nutricionista Sónia Marcelo explica à NiT que planta é usada para fins medicinais desde o século XIII, principalmente devido ao seu efeito benéfico no tratamento de problemas respiratórios e gripes.

A famosa flor.

“As flores do sabugueiro têm propriedades expetorantes, estimulam a circulação sanguínea, são antivirais e têm ação anti-inflamatórias tópicas”, continua.

Segundo a especialista, que é também autora do blogue “Dicas de Uma Dietista”, as vantagens não ficam por aqui. O sabugueiro é rico em salicilatos que têm ação antipirética. Na prática, ajuda a controlar e a baixar a temperatura corporal, já que este chá induz a transpiração, o que leva a um arrefecimento do corpo. Isto quer dizer que pode ser muito útil em caso de febre. Mas há mais.

“É rico também em vitamina C, um poderoso antioxidante, e fortalece, por isso, o sistema imunológico. Possui ainda ação antioxidante graças à presença de ácidos fenólicos, flavonóides e antocianinas.”

Sónia Marcelo revela também à NiT que há vários estudos que indicam que o extrato do fruto do sabugueiro e a infusão das suas flores reduziu a gravidade e a duração da gripe. Portanto, pode sempre fazer o teste e ver se funciona consigo.

Decore a preparação do chá de sabugueiro: usa duas colheres de chá de sopa de flores de sabugueiro para um litro de água. Depois, deixa ferver. Desligue o lume, tape e deixe repousar durante 15 minutos. Em seguida, só tem de coar e pode beber duas a três chávenas por dia. Pode encontrar este chá à venda nas lojas Celeiro por 1,80€ (50 gramas).

Mas, atenção: “O sabugueiro não é recomendado para crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos, nem grávidas ou lactantes.”

Agora, carregue na galeria para descobrir os chás ideais para beber em cada altura do dia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT